FANDOM



Ballet clássico


História

O balé surgiu no século XV na Itália, na época da Renascença. Porém, se desenvolveu melhor na França, no século XVI. Pouco antes da Segunda Guerra Mundial, este gênero foi trazido novamente a Europa Ocidental pelos russos, pela companhia Diaghilev. No século XX, o balé continuou seu desenvolvimento e outras formas derivadas do estilo clássico surgiram. Balé neoclássico, balé contemporâneo e balé pós-estrutural são algumas delas. Dentre estas, o clássico é o mais metódico. As primeiras sapatilhas tinham pontas terrivelmente pesadas, permitindo que a bailarina ficasse nas pontas dos pés, aparentando leveza. Atualmente ela consiste de uma espécie de caixa, em que a ponta dos pés fica abrigada, dando suporte.

Ballet ClássicoEditar

O Ballet Clássico, ou Dança Clássica, surgiu numa época de intrigas entre os Ballets Russo e Italiano, que disputavam o título de melhor técnica do mundo. Sua principal função era exprimir ao máximo a habilidade técnica dos bailarinos e bailarinas e o virtuosismo que os passos de ballet poderiam mostrar e encantar toda a plateia. Um exemplo deste virtuosismo são os 32 fouettés da bailarina Pierina Legnani em 'O Lago dos Cisnes', ato que fazia milhares de pessoas ficarem de boca aberta.

Esses Ballets também se preocupavam em contar histórias que se transformaram basicamente em contos de fadas. Nestes, procura-se sempre incorporar sequências complicadas de passos, giros e movimentos que se adaptem com a história e façam um conjunto perfeito.

No Ballet Clássico, a roupa mais comumente usada eram os tutus pratos, aquelas sainhas finas de tule, marca característica da bailarina, pois permitiam que as pernas da bailarina fossem vistas e assim ficasse mais fácil verificar se os passos estavam sendo executados corretamente. Como exemplos de Ballets Clássicos temos o já citado 'O Lago dos Cisnes' e 'A Bela Adormecida'.

Os estilos mais conhecidos de ballet são o método russo, o italiano, o dinamarquês, o Balanchine ou método New york City Ballet e os métodos Royal Academy of Dance e Royal Ballet School , derivados do método Cecchetti.

Principais movimentos:

  • Plié</li></li></li>
  • grand-plié</li></li></li>
  • relevé</li></li></li>
  • tendu</li></li></li>
  • fondu</li></li></li>
  • rond-jamber</li></li>
  • Cvcvcv

    Posições dos pés

    </li>

    Tutu:

    É uma saia usada como uma fantasia em um espetáculo de balé, muitas vezes com corpete em anexo.

    Tipos usados no ballet clássico:

    Tutu Clássico (panqueca):

    Saia curta e rígida, feita com camadas de pano. O estilo panqueca tem muitas camadas de tule e usa um arco de arame para manter as camadas planas e duras.

    Dssdfasdf

    Tutu Clássico (panqueca)

     

    Tutu Clássico (sino):

    Feita com camadas de pano com uma ligeira forma de sino.  Ele se estende para o exterior a partir dos quadris e não usa o arame. Geralmente, é mais usado do que o tutu clássico panqueca.

     

    Dsffdsfdfsd

    Tutu Clássico (sino)

     

    Tutu Romântico:

    Um tutu formato sino de ¾ de comprimento em forma de saia de tule  montado num corpete e, por vezes, usam mangas, disse ter sido inventado, ou pelo menos popularizado, por Marie Taglioni. O tutu romântico salienta a leveza e a qualidade etérea dos ballets românticos.A saia cai entre o joelho e o tornozelo.

    Sdfsdfsdfsdf

    Tutu Romântico

     

    Tutu Balanchine / Karinska:

    Essa forma de tutu é similar aos estilos sino e tutu panqueca, exceto que não são utilizados aros e há menos camadas de pano. A saia é levemente pregada para dar uma aparência mais suave, mais cheia.

     

    Dfssdfasdffsdsdf

    Tutu Balanchine / Karinska

     

    [http:// http://www.dicasdedanca.com.br/ballet-classico-top-7-os-mais-populares-ballets-de-todos-os-tempos-2.html Top 7: Os mais populares Ballets de Todos os Tempos:





  •      O Quebra-Nozes </li></li></li>
  •       O Lago dos Cisnes </li></li></li>
  •       Sonho de Uma Noite de Verão </li></li></li>
  •       Coppélia </li></li></li>
  •       Peter Pan</li></li></li>
  •       A Bela Adormecida </li></li></li>
  •      Cinderela</li>

    Principal bailarina Brasileira:

    Ana Botafogo

    Dsfdsdfsdf

    Ana Botafogo


    •       ANA BOTAFOGO é Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro já tendo se apresentado em vários países da Europa e das Américas do Norte, Central e do Sul.Participou de festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (Itália), Havana (Cuba) e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil, em Madrid (Espanha), em comemoração aos 500 Anos do Descobrimento das Américas. Optando por continuar sua carreira no Brasil, foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra (Curitiba-PR), da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e em 1981, ingressou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro como Primeira Bailarina.


    •  Já se apresentou praticamente em todos os Estados do Brasil, com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro ou com Companhias e Academias de Ballet dos diferentes Estados. Levou para diversas capitais brasileiras os espetáculos “Ana Botafogo In Concert” e “Três Momentos do Amor” .


    • A divulgação da dança é uma preocupação constante de Ana Botafogo que leva sua arte para todos os cantos do Brasil, assim como, ministra palestras com o intuito de estimular jovens bailarinos aos encantos dessa profissão. É considerada tanto pelo público como pela crítica , uma das mais importantes bailarinas brasileiras.


    •  
    •    
      Sdfasdfsdfsdf
    •  
    •  

    Fontes

    http://www.dicasdedanca.com.br/ballet-classico-quais-sao-os-modelos-de-tutu-no-ballet-classico.html

    http://www.dicasdedanca.com.br/ballet-classico-top-7-os-mais-populares-ballets-de-todos-os-tempos-2.htm


    • </li></li>
  • Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


    A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

    A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.