FANDOM


  •       CARACTERÍSTICAS E ORIGEM:

Charleston ficou popular após aparecer, junto com a música “The Charleston” de James P. Johnson, no musical da Broadway “Runnin’ Wild” de 1923.

Sua origem foi por volta dos anos 1900s e era praticada pelas comunidades Afro-americanas

C1
perto de Charleston, na Carolina do Sul (por isso seu nome é Charleston). Ela vinha sendo praticada por comunidades negras desde 1903, mas não se tornou internacionalmente conhecida até o musical que estreou em 1923.

A música para se dançar o Charleston é um jazz ragtime, em um tempo de 4/4 com “ritmo quebrado”.

Era muito conhecida entre as Melindrosas, mulheres jovens no final de 1919 que desafiavam tudo que era considerado convencional para mulheres na época, por beber e fumar em público e agir de forma confiante mas não agressiva, apesar de inabalável. Usavam vestidos curtos, geralmente com franjas, cabelos curtos channel e maquiagem pesada.

Charleston, caracterizada por movimentos dos braços e projeções laterais rápidas dos pés, permitia criatividade individual e em grupos pois cada dançarino adicionaria sua própria interpretação da música a sua dança. Podia ser praticada sozinho, com parceiro ou em grupo.

Dançavam em pistas de clubes, como o Cotton Club, ao som de uma orquestra formada exclusivamente por negros e frequentada por uma elite branca. As mãos cruzavam e descruzavam sobre os joelhos, levemente curvados cobertos por meias de seda em tons de bege, sugerindo pernas nuas, que se encostam e se afastam, seguindo o ritmo frenético. Num outro passo, levantavam as pernas e finalizavam com os agitos das mãos no ar imitando pandeiros.


COMO DANÇAR O CHARLESTON

Quando surgiu as pessoas pensavam que era somente para dançarinos profissionais por ela ser muito rápida e complicada. Porém, os jovens dos loucos anos 20 a dominaram rapidamente. Os passos a seguir ajudarão você a compreender o ritmo jazz ragtime do Charleston.

C2

CONHECENDO OS PASSOS:

1.Encontre uma seleção de músicas jazz ragtime com uma batida 4/4. Alguns exemplos são "Charleston", "Ain't She Sweet" e "I Wanna be Loved by You". Na internet, é possível encontrar coleções inteiras dedicadas ao Charleston.

2.Comece com o passo de dança básico do Charleston, o pontapé. Essa é a base para o resto da dança, por isso aprenda bem essa parte antes de continuar.

3.Dê um passo para trás com o pé direito.

4.Chute para trás com o pé esquerdo.

5.Dê um passo para frente com o pé esquerdo. Você deverá estar devoltar onde começou.

6.Dê um pontapé para frente com o pé direito.

7.Repita.

ACRESCENTANDO OS BRAÇOS:

1.Mexa os braços. Balance o braço esquerdo para frente e o direito para trás quando começar o passo do pontapé. Você estará balançando os braços em direções opostas aos pés, como estaria fazendo, naturalmente, ao andar. Porém, exagere o movimento e balance-os bem alto.

2.Alterne com movimentos em cada braço. Mantendo os braços esticados na sua frente, dobre os cotovelos de modo que os braços fiquem em um ângulo de 90 graus.

3.Balance os antebraços formando um círculo, em direção à direita e, depois, à esquerda.

4.Coordene os movimentos dos braços com os passos de pontapés e você estará dançando o Charleston.


FONTES:

http://www.youtube.com/watch?v=ZJC21zzkwoE

http://www.youtube.com/watch?v=G-8kK4J3s2I

http://history1900s.about.com/od/1920s/qt/charleston.htm

http://www.wisegeek.com/what-is-the-charleston.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charleston_%28dan%C3%A7a%29

http://www.ehow.com.br/dancar-charleston-como_32255/

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Charleston_dance?uselang=pt

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.