FANDOM


 Hip HopEditar

HISTÓRIA

A tradução para esta expressão é "balançar os quadris". Hip hop é um gênero musical, com uma subcultura iniciada durante a década de 1970, nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque.

As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. 



IDEOLOGIA

O Hip hop tem como ideologia quebrar preconceitos, reduzir os efeitos das desigualdades sociais, tentar acabar com o racismo, mudar uma comunidade através da arte são os objetivos da cultura. Isso mesmo, a cultura hip hop vai além de um simples estilo musical, tem a arte como forma de expressão. Música, dança e artes plásticas são parte dos elementos dessa cultura. 



A ideia básica desta cultura era e ainda é: haver uma disputa com criatividade. Não com armas, mas sim uma batalha de diferentes e melhores estilos, para transformar a violência insensata em energia positiva. 



010203








INFLUÊNCIAS

Clive Campbell ou DJ Kool Herc, é conhecido como o fundador dessa cultura, e a sua irmã (Cindy Campbell) é por muitos considerada como a Primeira Dama do hip hop. No entanto, a designação "hip hop" é da autoria de Afrika Bambaataa, que também tem seu papel de importância no surgimento da cultura Hip-Hop, é por toda parte conhecido e respeitado como o "padrinho" ou o "avô" da cultura. O primeiro evento da história do hip hop ocorreu no dia 11 de Agosto de 1973. O hip hop tem um estilo de vestir muito característico e origem afro-americana, caribenha e latina. Atualmente as roupas são largas, no entanto, nas suas origens eram mais justas, pois facilitavam os movimentos de dança. 

MOVIMENTOS

O que separa a dança do hip hop de outras formas de dança são os movimentos de improvisação (Freestyle ) e que os dançarinos de hip hop frequentemente envolvem-se em disputas nas competições de dança. Sessões de Freestyle e disputas geralmente são realizadas numa cypher , um espaço de dança circular que se forma naturalmente uma vez que a dança começa.

Hip Hop Dance Les Twins Freestyle Urban Dance Camp Promo 2013

Hip Hop Dance Les Twins Freestyle Urban Dance Camp Promo 2013

Quando o hip hop surgiu, concentrava-se nos disc jockeys que criavam batidas rítmicas, eram pequenos trechos de música com ênfase em repetições, posteriormente, foi acompanhada pelo rap, identificado como um estilo musical de ritmo e poesia, junto com as danças improvisadas, como a breakdance, o popping e o locking.

Locking – criado por Don Campbellock no final dos anos 60, em Los Angeles. Pode-se dizer que este estilo fora inventado acidentalmente pelo fato de Campbellock nunca ter conseguido interpretar corretamente os passos do funk chicken (estilo popularizado por James Brown em suas apresentações). É importante lembrar que o dançarino de locking é denominado de locker.

Screenshot 2014-09-25-11-16-27-1








Popping – criado por Boogaloo Sam , natural de Fresno (Califórnia). Num sincronismo de braços e pernas o popping estiliza o pipocar (pipocas estalando) de movimentos. Boogaloo Sam também fora o criador do estilo boogaloo style em meados de 70 e o passo denominado de backslide, usurpado por Michael Jackson e popularizado com o nome de moonwalk. Vale ressaltar que o dançarino de popping é identificado pelo nome popper.

Screenshot 2014-09-25-11-21-41-1











Breaking (B. Boying ou B. Girling ) –   ele fora adotado e desenvolvido pelos garotos do bairro do Bronx (NY) entre 1975 e 1976 nas block parties (festas de rua) ao som dos rítimos latinos, soul, funk e jazz. O fato curioso sobre o nascimento deste estilo, é que ele fora desenvolvido pelos adolescentes da época, que por não conseguirem imitar corretamente seus irmãos mais velhos e seus pais, que dançavam embalados pelo soul, acidentalmente acabaram criando um estilo mais radical, incorporando inclusive na sua coreografia, movimentos que iam desde mímicas e acrobacias olímpicas, até a estilização de capoeira e catares de lutas marciais. O termo break foi adicionado a sua identificação, devido a predileção destes jovens pelo momento instrumental oferecido pelos discos (break beat), aonde faziam das pistas das festas o seu palco principal. 


Best dance

Best dance

 FONTES

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip_hop/

http://www.dancanomundo.com.br/tipo_danca.php?modalidade=RGFu52EgZGUgUnVh/

http://www.acessa.com/direitoshumanos/arquivo/inclusao/2008/03/27hiphop/

http://www.overmundo.com.br/overblog/historia-da-cultura-hip-hophttp://pt.m.wikipedia.org/wiki/Hip_hophttp://www.significados.com.br/hip-hop/http://www.pcg.com.br/eblack/02.htm

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.