FANDOM



O flamenco é uma música euopéia. O canto e a dança cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica.

Sua origem

 Foi criada na Espanha e tornou-se um símbolo da cultura local. Em 16 novembro de 2010, o flamenco foi declarado patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.  Ela mostra certas características do meio-ambiente e peculiaridades do temperamento de um povo. A Dança Flamenca é a que mais revela essa influência, deixada pelos árabes (Mouros em sua dominação espanhola) e ciganos. Uma união da dança oriental com o folclore ocidental, resultou na dança Espanhola. Nela, a concentração dos movimentos dos quadris das costas e dos braços criam uma atmosfera de mistério e sensualidade tipicamente oriental, enquanto os sapatos, a rapidez as batidas dos pés e as palmas são expressões típicas da dança ocidental. A cultura do flamenco é originária da Andaluzia em Espanha, mas tornou-se um dos ícones da música espanhola. Originalmente, consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por guitarra (toque), palmas, sapatado e dança (baile). O "toque" e o "baile" podem também ser utilizados sem o "cante", embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco, outros instrumentos como "cájon" ( uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos. O Taconeio (sapateado espanhol), é uma invenção própria dos espanhóis, tudo começado como simples batido dos pés, evoluiu para uma técnica em que o calcanhar e a sola dos pés batem separadamente ou conjuntamente abrilhantando a dança.


A palavra Flamenco foi usada pela primeira vez em 1835 . Acredita-se que o termo deriva do árabe fellah (camponês) e mengu ( fugitivo) , e foi usada como sinônimo de cigano andaluz . Estudiosos sustentam ainda a referência de flamenco ao termo "flamância" da origem alemã , que significa fogosidade ou presunção , e que era aplicada aos ciganos por seu temperamento .

                                                                                                                             

Flamenco

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Traje da dança

Traje do flamenco é o modesto vestido que a camponesa andaluza veste.                                                          O tecido usado é o percal; esse vetidinho apresenta um ou mais babados sobrepostos (até 4) com um corte amplo. Os complementos mais comuns são o uso de alguma bijuterias ou pulseiras vistosas. O que não pode faltar ao conjunto é a flor nos cabelos.                                                                                                                     

1308090197232

Esta forma de vestir se baseia na vestimenta feminina tradicional da mulher sevilhana durante o século XVI. Só mais tarde (século XVIII) se incorporam os adornos de influência francesa (mantilha, por exemplo...)

Músicas Cantoras
Nana Gitana Camarón De La Isla
Solares Del Puerto Pepe Pinto
La Bandetira Jesús "Monje" Pijote
Fatiquitas Negras María Montoya  "La Taranta"
Homenaje a Camarón Emilio El Moro
Guajiras del campo Porrina de Badajoz
Me tienes que echar de menos Victor Monge Serraniti

Grupo-Toca-Madera-Flamenco1

O Flamenco no Rio de Janeiro

O Flamenco no Rio é um projeto que existe desde 2010 e foi idealizado pela bailarina, professora e coreógrafa Lorenna Eunapio para fomentar a cultura flamenca no Estado do Rio de Janeiro. Este projeto visa a destacar e promover os profissionais e a arte no Estado através da divulgação e promoção de eventos.

 

O projeto conta, ainda, com o Tablado Flamenco no Rio, evento de música ao vivo e dança com profissionais do Rio (e, eventualmente, com participações de bailarinos de outras cidades e países) que acontece periodicamente no bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Download (2)

Fontes:

http://www.flamenconorio.com.br/quem-somos/

http://www.carmenromero.com.br/origem.html

Artigos de dança na wiki
Forró | Hip Hop | Tango | Samba Rock | Flamenco | Street Dance

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.