FANDOM


DANÇA FLAMENCA

HISTÓRIA

O flamenco nasceu da mistura de povos nômades e está arraigado nas manifestações folclóricas de vários povos que ao passar pelo crivo de gargantas pontuais se transformou em uma arte indiscutível e forte. Uma arte que comunica através das mãos que deslizam pela guitarra espanhola construindo melodias fortes, alegres, tristes, revoltas e proporciona aos ouvidos uma viagem aos primórdios de nosso interior.

Flamenco é a arte que comunica através do corpo empregando mãos, expressões faciais marcantes e os pés acompanhados por passos de um marcante sapateado. É o corpo reagir ao som da guitarra ou à letra do cante que personifica a dor, o abandono, solidão, desprezo, as alegrias, o amor, o desejo. A força dessa arte também está na forma com que sintetiza música, cante e dança em um mesmo momento com relevante carga emocional e excelência.

 

Cajon

INSTRUMENTOS DA DANÇA FLAMENCA

Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile). O “toque” e o “baile” podem também ser utilizados sem o “cante”, embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco, outros instrumentos como o “cájon” (uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos. O taconeio (sapateado espanhol) é uma invenção própria dos espanhóis, tudo começado como simples batida dos pés, evoluiu para uma técnica em que o calcanhar e a sola dos pés batem separadamente ou conjuntamente abrilhantando a dança. 

A BAILARINA DE FLAMENCOEditar

Castanhola
Editar

Uma bailarina, muitas vezes, deve estar imóvel e livre de expressão para os primeiros momentos de uma canção. Quando ele ou ela começa a sentir a música, os movimentos começam a surgir, uma batida constante de palmas ruidosamente é a característica dos primeiros momentos da coreografia. Então, quando constrói a emoção, a bailarina vai começar uma dança apaixonada. A dança muitas vezes é um pisoteado feroz, e os movimentos do braço são graciosos e firmes. Castanholas às vezes estão nas mãos para tocar, e leques são usados ocasionalmente para o impacto visual.

Dança flamenca

VESTIMENTA

A roupa flamenca era composta por um vestido modesto, de maneira parecida como se vestiam as camponesas, além de usarem bijouterias ou pulseiras vistosas e uma flor no cabelo. Hoje com a modernização e a influência francesa, pode-se perceber acessórios e vestidos com cores bem vivas e atraentes. Muito se vê do vermelho. Os vestidos são muitos justos e com grandes babados nas pontas. O penteado também é fundamental para a composição do todo, deixando o conjunto mais completo.

RITMOS DO FLAMENCO

 

Soleá - ritmo-mãe do flamenco. A palavra Soleá é uma abreviatura cigana para

Soledad - solidão. Seus acordes melancólicos traduzem o lamento, a dor da perda. Editar

Alegria - tem o ritmo idêntico ao do soleá, porém mais vibrante, alegre de acordes animados. 

Bulería - ritmo que possui variantes na dança. Transformam espontaneamente o ritmo festivo do Flamenco em paixão, hipnotizando a plateia. A palavra Bulería, vem de burlar, enganar. 

 

Sevillanas - As populares sevillanas andaluzas têm um ritmo contagiante e alegre. São geralmente dançadas em duplas de homens, mulheres e crianças. Desdobram-se em quatro partes, quando acontecem as mudanças dos pares.

Farruca - A sóbria e viril farruca é comumente dançada por homens. Mas hoje em dia, as melhores bailarinas flamencas também exibem a destreza de seus passos na farruca, como a famosa Sara Baras. O próprio nome farruca significa valente.

 

Mallaguenha - A província de Mallaga desenvolveu seu próprio ritmo flamenco e criaram seu próprio canto apropriado a um estado de espírito cujas letras acompanham as mais profundas emoções humanas.

 

Seguiriyas - Ritmo de grande descarga emocional é o mais cigano do flamenco. Seus acordes e sapateados soam como desabafos e reclamações pelo amor perdido, pela falta de liberdade, pelo ódio ou revolta, exigindo do bailarino e do guitarrista muita vibração emocional.

 

A TÉCNICA DO FLAMENCO

====
2519710095 1 (2)

====

Com raízes indiana, árabe, espanhola, a dança flamenca é conhecida por seus movimentos grandes e fortes de braços e pisoteando os pés com sons rítmicos. Os bailarinos de Flamenco gastam uma grande parte do tempo praticando e aperfeiçoando os movimentos, muitas vezes difícil. Embora não exista uma única dança flamenca, os bailarinos devem seguir um quadro rigoroso de padrões rítmicos. Os passos que um bailarino executa são dependentes da tradição da música sendo tocada. Talvez a maior alegria de dançar flamenco está nas expressões e emoções pessoais da bailarina, que mudam várias vezes durante uma performance única.

 

PRINCIPAIS ARTISTAS

 

·       Camarón de La Isla - Famoso cantor flamenco andaluz. Músicas: Como El Agua.

·    Ketama - Grupo de flamenco que mistura o gênero com outros ritmos, tais como a música eletrônica e rock. Músicas: No Estamos Locos, Muevete, Creo.

·    Chambao - Banda andaluz de Málaga, mistura flamenco com música eletrônica, num estilo lounge. Músicas: Playas de Barbate, Será.

·    Paco Ibañez - Cantor de Valencia, musicou diversos poemas de autores espanhóis e latino americanos.

·      Paco de Lucia – Violinista, mistura flamenco com jazz. Muito famoso na Espanha, você leitor, com certeza, já deve ter ouvido alguma música dele. Está presente em um dos Cds Café Del Mar. Músicas: Malaguena Salerosa, Entre dos Aguas (vídeo), Cielito Lindo, Concerto de Aranjuez.

 

Flamenco05:53

Flamenco

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.