FANDOM


Dança Flamenco 
ORIGEM:

O flamenco surgiu da mistura de povos nômades, cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca. Ela é denominada como a arte que comunica através do corpo empregando expressões faciais, o movimento das mãos e os pés acompanhados por passos de um sapateado marcante. A sua história foi perdida com o tempo, já que os ciganos tinham uma cultura bastante oral e, para completar, a perseguição era muito intensa. Sendo assim, fica difícil dizer ao certo, qual a origem da palavra, que até hoje ainda é meio confusa e sem uma definição correta. O Flamenco engloba muitas influências do balé clássico e dança moderna.

A dança origina-se de uma tradição antiga que, desde o século XV, se desenvolveu na região da Andaluzia, localizada ao sul da Espanha, nos bairros ciganos, que eram habitados por pessoas que sofreram com o preconceito, dores e perseguições que envolveram a história do povo espanhol, ciganos, mouros e judeus. Podemos dizer que Flamenco é uma fusão cultural da história destes povos da Península Ibérica.
Durante o século XV, a
Península Ibérica foi atacada pelos cristãos e a Lei da Inquisiçao passou a perseguir os povos da região. Sendo assim, os judeus, ciganos, mouros, foram para regiões mais afastadas para fugir da perseguição e começaram a traduzir os sentimentos através de guitarras, cante e bailes, marcas registradas na cultura Flamenca que, hoje, é um patrimônio cultural mundial. Posteriormente, no início do século XIX, o Flamenco foi levado para o entretenimento em tabernas e estalagens, onde as pessoas se reuniam para conversar, beber, festejar junto aos artistas flamencos que alegravam o ambiente.

 VESTIMENTA E ACESSÓRIOS:

ROUPA DANÇA1

 A roupa flamenca era composta por um vestido modesto, de maneira parecida como se vestiam as camponesas, além de usarem bijouterias ou pulseiras vistosas e uma flor no cabelo. Hoje, com a modernização e a influência francesa, pode-se perceber acessórios e vestidos com cores bem vivas e atraentes. Muito se vê do vermelho. Os vestidos são muito justos e com grandes babados nas pontas. O penteado também é fundamental para a composição do todo, deixando o conjunto mais completo. A castanhola também é utilizada pelos dançarinos, os dois podem usar. Por mais que digam que a castanhola se parece com um acessório, ela é denominada instrumento. 

 

QUEM PODE DANÇAR O FLAMENCO?

Carmen-divulgacao-02

(Curitiba – Companhia espanhola Antonio Gades apresenta espetáculo de dança flamenca Carmen, no Guairão)

O Flamenco é uma dança democrática, não possui distinções como idade, biotipo, sexo. Homem, mulher, crianças, seja gordo ou magro. O Flamenco abraça a todos e ajuda, em muito, na autoestima e na saúde. Fortalece a musculatura das coxas, panturrilha e glúteos, desenvolve a postura e nos transmite mais conhecimento sobre a nossa consciência corporal. Trabalha bastante com as expressões, ajuda-nos a liberar as emoções, nos tornando mais autoconfiantes. Aprende-se também, a prestar mais atenção na música e nos compassos musicais, desenvolvendo uma aptidão que muitas vezes deixamos adormecida.


COMO SE DANÇA O FLAMENCO?


Na verdade, o flamenco não é dançado, e sim bailado. É conduzido por movimentos fortes e precisos, onde se trabalha o sapateado e a sinuosidade dos braços acompanhado com os floreios das mãos.


CATEGORIA DO FLAMENCO:

Carmen corte

(Cia. Carmen Romero apresenta dança flamenca)


Entre os principais rítmos estão
Bulerias, Tangos, Soleares, Alegrias, Siguiriyas entre outros.

BENEFÍCIOS DA DANÇA:


Resistência, fôlego, corpo firme, flexível e bem torneado. Agilidade e capacidade de expressão.
Exercício aeróbico, queima de gordura.
Libera tensões do estresse do dia a dia.
 Principais nomes da música flamenca : ,
Paco de Lucia Camaron de La Isla, Emilio El Moro, La Taranta Maria Montoya, entre outros

CANTE Y BAILE FLAMENCO05:31

CANTE Y BAILE FLAMENCO

Fontes :

www.patioespanhol.com.br/flamenco-benefícios.php

http://www.dancanomundo.com.br/tipo_danca.php?modalidade=RGFu52EgRmxhbWVuY2E =

http://pt.wikipedia.org/wiki/Flamenco
http://www.espanhol.com/espanhol/contenido/articulos/articulo.asp?Id=28

http://fashionatto.literatortura.com/2013/10/17/flamenco-musica-danca-e-sentimentos/ Fontes das  imagens:

http://2.bp.blogspot.com/_dpKK9zyP0b0/SmOB6gIygnI/AAAAAAAAAEM/kxQBfXkYJVo/s320/ROUPA+DAN%C3%87A1.jpg

http://sortimentos.com/2010/wp-content/uploads/2011/10/carmen-divulgacao-02.jpg

http://www.teatroguaira.pr.gov.br/arquivos/Image/carmen_corte.JPG

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.