FANDOM

Flamenco
Flamenco
Informação Geral
Região Espanha
Instrumentos Variados
Detalhes
Nome Original Flamenco
Característica Principal Sensualidade
Leveza
Cantores Principais Nenhum
Making of
Escola CE CHICO ANYSIO
Turma 1001
Integrantes Ramon Rodrigues
Eliane Ariel
Isadora Nogueira

O que é a dança flamenca ?Editar

Flamenco

A Dança Flamenca é a que mais revela essa influência, deixada pelos árabes (Mouros em sua dominação espanhola) e ciganos. Uma união da dança oriental com o folclore ocidental, resultou na dança Espanhola. Nela, a concentração dos movimentos dos quadris das costas e dos braços criam uma atmosfera de mistério e sensualidade tipicamente oriental, enquanto os sapatos, a rapidez as batidas dos pés e as palmas são expressões típicas da dança ocidental. Mas existem várias razões para a falta de evidências históricas :

• Os tempos turbulentos dos povos envolvidos na cultura do flamenco. Os mouros, os ciganos e os judeos foram todos perseguidos e expulsos pela inquisição espanhola em diversos tempos durante a “Reconquista”.

• Os ciganos possuíam principalmente uma cultura oral. As suas músicas eram passadas às novas gerações através de atuações em comunidade.

• O flamenco não foi considerado uma forma arte sobre a qual valesse a pena escrever durante muito tempo. Durante a sua existência, o flamenco esteve dentro e fora de moda por diversas vezes.

Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por guitarra, palmas, sapateado e dança .

                                   A técnica do flamenco

Os bailarinos de Flamenco gastam uma grande parte do tempo praticando e aperfeiçoando os movimentos, muitas vezes difícil. Embora não exista uma única dança flamenca, os bailarinos devem seguir um quadro rigoroso de padrões rítmicos.

                                 A bailarina do flamenco

Típicos da dança flamenca, uma bailarina, muitas vezes, deve estar imóvel e livre de expressão para os primeiros momentos de uma canção. Quando ele ou ela começa a sentir a música, os movimentos começam a surgir, uma batida constante de palmas ruidosamente é a característica dos primeiros momentos da coreografia.

                                          Categorias do flamenco

• Flamenco Jondo: é a forma mais tradicional do flamenco e que significa profundo, denso ou pesado. Está relacionado aos primeiros cantes e que perduram em sua maioria até os dias de hoje.

• Flamenco Chico: são todas as formas de espírito festeiro com as bulerías, rumbas, tangos e alegrás e que não possui a mesma profundidade que no "jondo".

• Flamenco Intermedio: são todas as formas que se encontram entre as duas categorias acima.

                              Estruturas rítmicas do flamenco

• Soleá 

• Malagueña 

• Bulerías 

• Rumbas

• guitarra flamenco 

• Jaberas 

• Tientos 

• Tarantas

                                            Artistas conhecidos

• Paco de Lucía: guitarra flamenca Jondo, guitarra Clássica e Contemporânea.

• Camarón de la Isla: Cante flamenco

• Vicente Amigo: guitarra flamenca, guitarra Clássica e Contemporânea.

• Tomatito: guitarra flamenca e Clássica.

• Niña Pastori: cante flamenco.

• Paco Peña: guitarra Flamenca e guitarra Clássica.

• José Mercé: cante flamenco.

Artigos de dança na wiki
Forró | Hip Hop | Tango | Samba Rock | Flamenco | Street Dance