FANDOM


Street Dance
Street dance
Informação Geral
Região Nova York
Instrumentos Variados
Detalhes
Nome Original Street Dance
Característica Principal Roupa própria, uso da rua como palco, etc
Cantores Principais Variados
Making of
Escola CE CHICO ANYSIO
Turma 1001
Integrantes Letícia Rodrigues
Clariana Oliveira
Giovanna Ayres
Maria da Glória
Maria Vitória


História da dança. [1] sSSSSAS CERFF FFG GDS Editar

A Dança de Rua é uma das modalidades de dança mais apresentadas em eventos, competições e espetáculos de dança. Ela não surgiu isolada, ela passou a existir juntamente com outros elementos da cultura hip hop ,Editar

SAP5862 (1)

150pxApresentação de Hip Hop

' como o rap , o MC e o graffiti . Podemos identificar alguns de seus precursores, como o DJ Afrika Bambaataa , o DJ Kool Her , e os cantores James Brown e Michael Jackson . O Street dance surgiu na periferia dos Estados Unidos, em 1929, época da quebra da bolsa de Nova York e da grande crise econômica. Os músicos e 'dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança através do Funk. O Break, uma das vertentes do Street Dance, explodiu nos EUA em 1981 e se expandiu mundialmente, sendo que, no Brasil, devido à sua cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos de dança. As músicas, independente do estilo de Street Dance, têm a batida forte como principal característica

O que é Hip Hop?Editar

Hip hop é uma cultura artística que começou na década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. A tradução literal desta expressão é "balançar os quadris". E não esquecendo que sempre foi ligada a cultura e a identidade.

Principais praticantesEditar

Antonio Silva
Antônio Silva


Klesio
B-Boy Klesio


Bryan
Bryan Tanaka



Harry
Harry Shum Jr


Jabba
Jabbawockeez

Você sabia?Editar

  •  Muitos famosos que gostavam da dança como Elvis Presley e James Brown construíram um seguimento e contribuíram para a dança de rua.
  •  Uma das grandes características do Street Dance vinculada ao Hip Hop é a improvisação. É algo que acontece com mistura de linguagens entre, encenação teatral, mímica e dança.
  • Existia um concurso nacional de Break, o inesquecível Programa de auditório Barros de Alencar, que apresentou os grandes Poppers como Os Cobras e as Buffalo Girls e a grande final entre Os Dragon’s Breaker’s versus Gang de Rua (de Santos).
  •  O "Break Beat" é a batida de fundo repetitiva muito conhecida pelos Mc’s em seus shows, os Dj’s entram e tocam a música e os dançarinos (b.boys ou b.girls) fazem a sua dança nessa batida da música.
  • Em agosto de
  • Foto-5-apocalipsus-cia-de-danc3a7a-de-garopaba-atitude-crc3a9dito-claudio-etges
     1989 um cara chamado Milton Salles criou a MH2O "Movimento Hip Hop Organizado", ele Sales nesta época era produtor dos Racionais Mc's e foi até 1995, ao MH2O foi muito importante pois criava várias oficinas nas periferias, shows gratuitos nos guetos e divulgou muito o rap para o grande público. 

Hoje em dia, Milton Sales é responsável pela Companhia Paulista de Hip Hop, que continua tendo o mesmo intuito divulgar a cultura do hip hop.

Os quatro elementos do Hip Hop são:Editar

  1.  O BREAK: representa o corpo através da dança;            
  2. O MC : a consciência, o cérebro;
  3. O DJ: a alma, essência e raiz;
  4.  O GRAFFITI: a expressão da arte, o meio de comunicação.

O Street Dance no Brasil[2]Editar

O nome HIP HOP surgiu no Brasil na década de 80. Ainda não existiam movimentos que retratavam exatamente o fundamento, o significado na íntegra desta cultura, porque todo aquele povo da época (a grande maioria) desconhecia este nome HIP HOP. O que na época foi propagado e muito na mídia, era a febre chamada BREAK DANCE. Break era a dança do momento na época, que jamais deixou de ser um elemento importantíssimo e imprescindível para o crescimento do movimento no Brasil. Sendo assim: 1984, foi o ano oficial da chegada da Dança de Rua no Brasil e o surgimento dos B.Boyings , Poppings e Lockings. Dizem que existiram pessoas isoladas que já começaram a dançar em meados de 1983, mas foi mesmo em 1984 que a mídia, através dos jornais, documentários, revistas, comerciais de TV e filmes que propagou em massa a chegada d

Identidade em movimento
a nova dança. Em todos os lugares viam-se pessoas com roupas coloridas, óculos escuros, tênis de botinha, luvas, bonés e um enorme rádio gravador mostrando os primeiros passos, do que se tornaria mais tarde uma cultura bem mais complexa. Todos aqueles que tinham certa afinidade pela dança foram influenciados pelas cenas do filme Flash Dance , os vídeos clips de Lionel Ritchie, Malcom McLarem e outros. Sendo que não podemos deixar de mencionar em hipótese alguma que o Rei do Pop Michael Jackson, lançou para o mundo o famoso Back-slide, inventado pelo Grupo Electric Boogaloo, que muitos Poppers viram e utilizaram muito no Brasil.

Como se dança?[3]Editar

Aqui vão alguns passos básicos do Hip Hop:

PASSO 1. Primeiro: Fique em pé com os pés juntos e os dedos apontando para a frente.

Segundo: Dê um chute com o pé direito na sua frente e depois trago-o de volta para seu corpo.

Terceiro: Dê um passo para a direita e coloque seu peso sobre seu pé direito.

Quarto: Pegue o seu pé esquerdo e dê um passo para a esquerda, colocando seu peso em seu pé esquerdo.

PASSO 2: ANDANDO CRIP. Primeiro: Fique de pé com os ombros bem distantes dos seus pés, colocando a perna esquerda ligeiramente na frente da direita. Seu calcanhar esquerdo e a ponta do seu pé direito deve formar uma linha reta.

Segundo: Pegue o seu pé esquerdo e tire-o do chão. Mova seu pé esquerdo para a esquerda e de volta para frente, mantendo o seu calcanhar esquerdo tocando o chão.

Terceiro: Posicione a sua perna direita por trás da sua perna esquerda ao mesmo tempo em que você tira o pé esquerdo, e mova a perna direita de volta à sua posição inicial, quando você posicionar o pé esquerdo de volta à frente.

Repita os passos 2 e 3 duas vezes.

PASSO 3: SAINDO

Primeiro: Torça suas pernas esquerda e direita exatamente como aquela torção popular dos anos 50, mas tire os calcanhares do chão.

Segundo: Mexa seus braços em direções diferentes.

Terceiro: Improvise e se divirta experimentando novos movimentos do braço. Não há a necessidade de se preocupar com coreografia.

PASSO 4: A SAUDAÇÃO

Primeiro: Fique em pé com seus pés juntos e com os dedos do pé apontando para frente.

Segundo: Olhe para a direita com sua cabeça, e segure seus braços na altura do seu ombro, com o braço direito estendido para a direita, e o braço esquerdo dobrado, de modo que seus dedos esquerdos também apontem para a direita. Terceiro: Mova sua cabeça para a esquerda junto com seus braços. Ambos os braços devem estar na altura do ombro com o braço esquerdo voltado diretamente para o seu lado esquerdo, e seu braço direito dobrado com as pontas do dedo direito também apontando para a esquerda.

Quarto: Mova rapidamente para frente com a perna direita e dobre suas pernas um pouco. Faça um punho com a mão direita e traga o seu braço direito para a frente do seu corpo, fazendo um "L" começando pelo punho em sua mão direita e terminando no seu ombro direito. Apoie o seu braço direito, colocando a sua mão esquerda sob o seu cotovelo direito.

Quinto: Levante seu corpo de volta à posição vertical e vire para o lado esquerdo, mantendo os pés no chão. Empurre a palma da mão direita para a frente enquanto você vira à esquerda, e dobre o braço esquerdo na altura do ombro. Vire seu rosto para trás, na direção oposta da palma da mão direita.

Sexto: Se dobre de novo.

Sétimo: Retorne a sua posição inicial em pé, como no passo 1.

Dicas de academias de dança no Rio de Janeiro:Editar

A primeira é o Projeto Dançarte . Ele vem com perspectivas sociais bem definidas, com o objetivo de ampliar e estimular a produção e o consumo da arte e cultura, como conjunto de valores sociais e  costumes que contribuem para a construção da cidadania e promovem a inclusão social, não só de jovens e crianças, mas também, de  adultos em busca de uma vida compartilhada e articulada. Localiza-se na Rua do Rezende, 185 - Loja A. Centro - RJ - Rio de Janeiro CEP:20.231-094 E-Mail: ongdancarte@gmail.com TEL:( 021) 2222-0848

A segunda é aCompanhia Athletica onde há mais de duas décadas a Rede apresentou ao mercado o conceito de academia completa, reunindo em um único ambiente as melhores opções para cada fase da vida.  Com o objetivo de melhorar a vida dos alunos como um todo. Localiza-se na Avenida das Américas - 5000 - Acesso pelo New York City Center - Barra RJ. TELEFONE: (21) 3505-0000. A terceira e não menos importante é a Cia de Dança Cláudia Seta & Luciana Guedes‏ que tem o maior espaço de dança da Tijuca. Localiza-se na Avenida Melo Matos, 25 – Tijuca – Rio de Janeiro. Mais informações 88919074 / 91370358.

ReferênciasEditar

  1. http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/39176
  2. http://www.dancanomundo.com.br/tipo_danca.php?modalidade=RGFu52EgZGUgUnVh
  3. www.ehow.com.br/comecar-passos-basicos-danca-hip-hop-como_8782/
Artigos de dança na wiki
Forró | Hip Hop | Tango | Samba Rock | Flamenco | Street Dance