FANDOM


 '                 ' '               ' Sumário

v História do samba

v Samba-de-roda

v Curiosidades

v Lista de alguns grupos de samba

v Samba de raiz

v Escola de samba

v Lista de sambas de raiz

          Bibliografias

 

http://sambacarioca.com.br/historia-do-samba.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba

http://www.suapesquisa.com/samba/

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgiu-o-samba

http://www.carnaval-samba-poesia.com/pagina-dois/

             SAMBA 

 O samba nasceu na Bahia, no século 19, da mistura de ritmos africanos e brasileiros.O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos timbau) e acompanhados por violão e cavaquinho.Com o passar do tempo, outros instrumentos, como flauta, piano e saxofone, também foram incorporados, dando origem a novos estilos de samba. "À medida que o samba evoluiu, ele ganhou novos sotaques, novos modos de ser tocado e cantado. É isso que faz dele um dos ritmos mais ricos do mundo", afirma o músico Eduardo Gudin.  Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.Dentre suas características originais, possui uma forma na qual a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano.O primeiro samba gravado no Brasil foi  Pelo Telefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida  e Donga .

SAMBA-DE-RODA

Images

Samba na África

Muito parecido com a roda de capoeira, é a raiz do samba brasileiro e está registrado na Unesco como patrimônio da humanidade. Surgiu entre os escravos na Bahia por volta de 1860 e logo desembarcou também no Rio de Janeiro. O samba-de-roda, como a dança, começa devagar e se torna cada vez mais forte e cadenciado - sempre acompanhado por um coro para repetir o refrão. Várias canções do estilo têm versos sobre o mar e as tradições africanas.

Curiosidades sobre o samba:

1.   Foi na Rua Visconde de Itaúna, próximo à Praça Onze, que nasceu o samba. Uma roda de amigos improvisava versos na casa de uma das moradoras do morro, a tia Ciata (Hilária Batista de Almeida).

2.   O nome "samba" vem de uma língua africana chamada banto, falada em Angola. Há duas versões para sua origem: ou ele deriva do termo semba(bater umbigo com umbigo), ou é uma junção de sam (pagar) e de ba(receber). Nas antigas rodas de escravos se praticava a umbigada, dança em que dois participantes davam bordoadas um no baixo-ventre do outro.

3.   Em 1930, surgem Noel Rosa e Ary Barroso, que levam o ritmo popular às classes médias. É também nessa época que são criadas variações do samba como samba-canção, samba-choro, samba de breque e samba-enredo.

 

4.   Com o advento da globalização, elementos norte-americanos são aos poucos inseridos na cultura brasileira. Um dos resultados disso é o surgimento da bossa-nova, que mistura samba com jazz e blues. Destacam-se Tom Jobim e João Gilberto.

 

5.   O samba rural designa um conjunto de sambas que eram praticados no interior do Estado de São Paulo e em sua capital. Foi uma invenção dos negros escravos e ex-escravos, que costumavam executá-lo durante as romarias feitas em devoção a São Benedito e outros padroeiros. Reunidos nos barracões, onde se alojavam, eles promoviam disputas de improviso musical entre pessoas de cidades diferentes ao som de uma espécie de zabumba e de outros instrumentos de percussão. As letras falavam de coisas do dia-a-dia, e continham dois ou quatro versos, que eram repetidos até que alguém entendesse a mensagem e respondesse. Uma dança de fileira acompanhava o batuque. Homens e mulheres se dividiam, e enquanto um grupo avançava, o outro recuava.

 

6.   Na capital paulista, o samba rural se misturou ao carioca e resultou no cordão, um tipo de bloco carnavalesco. Muitas das escolas de samba de São Paulo surgiram de cordões. Entre elas estão a Camisa Verde e Branco, a Vai-Vai e a Lavapés/Liberdade, considerada a escola mais antiga ainda em atividade. Os cordões desapareceram na década de 1960, quando os desfiles das escolas foram oficializados segundo os moldes do Carnaval do Rio de Janeiro.

E agora, uma lista de alguns grupos de samba:

·        Sorriso Maroto

·        1.Tá bom , Aham

·        2.Guerra Fria ( Part. Jorge e Matheus)

·        3.Pra você escutar

·        4.Brigas por Nada

 ·        Thiaguinho

1.Caraca,Muleke!

Ø    2.Ainda Bem

Ø    3.Sem Você a Vida é Tão Sem Graça

Ø   4.Será que é amor

    Marisa Monte

  1.Ainda Bem

Ø 2.Velha Infância

Ø        3.Depois

Ø        4.Ainda lembro

              Chico Buarque

1.1.Apesar de você

Ø 2.Construção

Ø 3.Cálice

Ø 4.O Meu Amor

1.    Nosso Sentimento

Ø 1.Sonho de Amor

Ø 2.Te Levar  Pro Altar

Ø 3.Coisas da Vida

Ø 4.Liberdade

S    Samba de Raiz

É considerado a vertente mais tradicional do Samba e o termo geralmente é empregado ao referir-se aos sambistas mais conservadores. Em um grupo de samba de raiz, vemos pandeiro de courocavaquinhocuícasurdoviolão e violão de sete cordas. O banjo, pandeiro sintético, repique de mão e tantã foram introduzidos principalmente nas rodas do bloco carnavalesco Cacique de Ramos e por integrantes do grupo Fundo de Quintal. Tendo, esses instrumentos  vindo para somar e dar nova roupagem ao estilo. O samba de raiz também traz outros importantes instrumentos como: ganzáreco-recotamborimbandolim, entre outros.

pagode, em seu sentido primordial, é uma reunião onde se toca música brasileira, podendo ser baiãosamba ou qualquer outro gênero.

Escola de samba

O termo "escola de samba" é originário deste período de formação do gênero. O termo foi adotado por grandes grupos de sambistas numa tentativa de ganhar aceitação para o samba e para a suas manifestações artísticas; o morro era o terreno onde o samba nascia e a "escola" dava aos músicos um senso de legitimidade e organização que permitia romper com as barreiras sociais.

Nos anos trinta, um grupo de músicos liderados por Ismael Silva fundou, na vizinhança do bairro de Estácio de Sá, a primeira escola de samba, Deixa Falar. Eles transformaram o gênero, dando-lhe os contornos atuais, inclusive coma introdução de novos instrumentos, como o surdo e a cuíca, para que melhor se adequasse ao desfile de carnaval.

Nesta mesma época, um importante personagem também foi muito importante para a popularização do samba: Noel Rosa. Noel é responsável pela união do samba do morro com o do asfalto. É considerado o primeiro cronista da música popular brasileira. Nesta época, a rádio difundiu a popularidade do samba por todo o país, e com o suporte do presidente Getúlio Vargas, o samba ganhou status de "música oficial" do Brasil.

Nos anos seguintes o samba se desenvolveu em várias direções, do samba canção às baterias de escolas de samba. Um dos novos estilos foi a bossa nova, criado por membros da classe média, dentre eles João Gilberto e Antonio Carlos Jobim.

Nos anos sessenta os músicos da bossa nova iniciaram um movimento de resgate dos grandes mestres do samba. Muitos artistas foram descobertos pelo grande público neste momento. Nomes como Cartola, Nelson Cavaquinho, Zé Keti e Clementina de Jesus gravaram os seus primeiros discos.

Nos anos setenta o samba era muito tocado nas rádios. Compositores e cantores como Martinho da Vila, Bezerra da Silva, Clara Nunes e Beth Carvalho dominavam as paradas de sucesso.

No início da década de 1980, depois de um período de esquecimento onde as rádios eram dominadas pela música de discoteca e pelo rock brasileiro, o samba reapareceu no cenário brasileiro com um novo movimento chamado de pagode. Nascido nos subúrbios cariocas, o pagode era um samba renovado, que utilizava novos instrumentos, como o banjo e o tantã, e uma linguagem mais popular. Os nomes mais famosos foram Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Grupo Fundo de Quintal, Jorge Aragão e Jovelina Pérola Negra.

Atualmente o samba é um dos gêneros musicais mais populares no Brasil e sem dúvida é o ritmo que melhor representa a imagem do Brasil e do carioca.

 

==  Zeca Pagodinho == =====  1. Samba Pras Moças ===== =====  2. Se Eu Pedir Pra Você Cantar, Meu Bem ===== =====  3. Se Eu Sorrir Tu Não Podes Chorar =====

 

=   =

 Editar

1.     

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.