FANDOM


             

  A HISTÓRIA DO TANGO

Httpwww.revalorizandoam.orgblog201205tango-un-sentir-un-vivir















Originalmente o tango nasceu no final do século XIX, nos subúrbios de Buenos Aires (Argentina), em casas de prostituição. No início a dança era conduzida por passos rápidos e com muita sensualidade. Anos depois ela foi introduzida na Europa por imigrantes que tinham ido trabalhar em Buenos Aires, expandindo-se principalmente em Paris.


O Tango inicialmente foi chamado de Tango Criollo ou simplesmente Tango. Existem numerosos estilos atualmente, como por exemplo o Tango Argentino, o Tango de Salão (Estilo americano e internacional), o Tango Finlandês , o Tango Chinês, entre outros .O Tango Argentino é considerado sendo o “autêntico” tango, já que é o mais parecido com o que se dançou originalmente em Buenos Aires, Argentina.

Tango









A melodia provinha de flauta, violino e violão, sendo que a flauta foi posteriormente substituída pelo "bandoneón" (espécie de sanfona). Os imigrantes acrescentaram ainda todo o seu ar nostálgico e melancólico e desse modo o tango foi se desenvolvendo e adquirindo um sabor único.

No século XX surgiram diversos artistas argentinos e uruguaios que se dedicaram em popularizar este ritmo de dança. Entre eles se destacaram o cantor Carlos Gardel.

Gardel criou o tango - canção e se tornou famoso na vereda escolhida por seu talento ímpar. Morto precocemente em um acidente aéreo, aos 45 anos, foi o responsável por sua disseminação no exterior. Na década de 60, porém, este ritmo praticamente desapareceu exteriormente, só se preservando na Argentina. Ele renasceu através de Astor Piazzolla, que inovou os padrões clássicos do tango.


Breve historia del tango04:29

Breve historia del tango.m4v



CARACTERÍSTICAS:


O Tango mescla o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade, é sempre e totalmente triste. Como dança é "duro", masculino, sem meneios femininos, a mulher é sempre submissa. O ritmo é sincopado, tem um compasso binário. A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se prolonga até um tempo forte, o que movimenta a música e desloca acentuação do ritmo.1

CURIOSIDADES:

O Tango foi considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco[1] em 30 de setembro de 2009, em Dubai.

Existiu também o tango brasileiro muito em voga no início do século vinte no Rio de Janeiro. Muitos dizem que ele nada mais era que uma denominação do maxixe, devido ao fato de este ter sido proibido. Daí editarem as canções com o gênero descrito por “tango brasileiro”. Outros contestam essa história dizendo que há diferença entre o tango brasileiro e o maxixe e esta se daria pela presença de uma pausa na primeira semicolcheia do primeiro tempo, que o tango não possuiria. 

Como dançar






PASSOS BÁSICOS DO TANGO:


1-   Coloque uma música lenta com ênfase nas batidas.

2-   Comece a andar em um círculo no sentido anti-horário pelo salão.

3-   Apoie-se na sola do pé enquanto caminha pelo salão.

4-   Agora ande no sentido contrário no círculo.

5-   Em oito tempos, dê um passo para a frente, um para o lado e dois para trás, no último, cruze a perna esquerda sobre a direita, dê mais um passo para trás com a perna direita, feche as pernas, mais um passo para o lado e junte os pés. Todos os passos terminam com os pés juntos.

6-   Olhe por cima do ombro para ver aonde está indo (as mulheres devem olhar por cima do ombro direito e os homens por cima do ombro esquerdo).

Aula de Tango - Passo Básico03:42

Aula de Tango - Passo Básico

Tango Argentina02:55

Tango Argentina

Por una Cabeza - Carlos Gardel-002:26

Por una Cabeza - Carlos Gardel-0

(Cena do filme Bons Costumes  - Jessica Biel e Colin Firth dançam o tango Por Una Cabeza)


FONTES:

http://www.infopedia.pt/$tango-argentino

http://www.escolacariocadedanca.com.br/site/tango.html

http://www.mibuenosairesquerido.com/Tango1.htm

http://www.escolacariocadedanca.com.br/site/tango.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tango

http://acimados40.wordpress.com/2012/10/24/tango/

http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u2551.shtml

http://www.revalorizandoam.orgblog201205tango-un-sentir-un-vivir

http://www.fredastaireprinceton.comtango-dance-lessons-in-princeton-nj

http://www.tejastango.com/

http://www.youtube.com/watch?v=bXhQNRsH3uc

http://www.youtube.com/watch?v=PrTR8uTOOgs

http://www.youtube.com/watch?v=GYJ1TfEY6z8

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.