FANDOM


Introdução
Image01

Originalmente sob o nome de “gobek dans”, o estilo turco da dança do ventre foi influenciado por várias danças folclóricas da Turquia, especialmente as construídas por ciganas que viviam no país, e até os dias atuais se desenvolve.


Como surgiu
Próximo ao ano 1.200, relatos históricos apontam uma dançarina chamada Kucuk Hanin como uma das primeiras a manifestar a dança do ventre na época do Império Otomano.

Image00
Características principais da dança do ventre, que se destacam dos demais estilos





No estilo tipicamente turco, o uso frequente do bastão é destacado como uma de suas principais características, mas, se a bailarina utiliza em suas performances um véu, isso destaca a influência dos moldes egípcios. e os ritmos são estruturados em 5, 7 ou 9 tempos com ritmos de 4 e 8 tempos. A dança do ventre turca é muito mais alegre e expansiva e quase nunca possui expressão facial para as mudanças da música com o uso de poucas roupas, mostrando o corpo e principalmente as pernas.. Nos espetáculos noturnos é muito comum os espectadores pagarem as dançarinas colocando dinheiro em suas vestes
(Um estudioso em dança folclórica turca é 
Metin And.)

Influencias
O estilo turco é influenciado por várias danças folclóricas da Turquia, assim como as danças folclóricas dos ciganos que vivem no país mas se a bailarina utiliza em suas performances um véu, isso destaca a influência dos moldes egípcios. Muitas dançarinas e músicos são ciganos e deram seu próprio toque especial à dança. Usam muito o ritmo ciftetelli e karsilama ,originalmentes turcos.
Onde está presente:
A popularidade da dança do ventre na Turquia é altamente considerável, pois está presente nas celebrações, cerimônias de circuncisão, festas de casamento e nos programas de televisão.                             

                            (VÍDEO) https://www.youtube.com/watch?v=JCcb1X3BRgk  
FONTES:
http://danca-do-ventre.info/mos/view/Estilos_de_Dan%C3%A7a/Estilos_de_Dan%C3%A7a/Estilo_Turco/ http://www.zahiranader.com/artigos/dan%C3%A7a-do-ventre-turca)
http://danca-do-ventre.info/mos/view/Estilos_de_Dan%C3%A7a/Estilos_de_Dan%C3%A7a/Estilo_Turco/ http://www.dancadoventrebrasil.com/2009/07/diferentes-estilos-de-danca-do-ventre_30.html http://danca-do-ventre.info/mos/view/Estilos_de_Dan%C3%A7a/Estilos_de_Dan%C3%A7a/Estilo_Turco/